Deslize para a esquerda. Desliza para a direita. Deslize, deslize, deslize. Lá vai 30 minutos da sua vida. E mais 10, então, quais são outros 20? A conveniência e a gratificação imediata do sempre popular aplicativo de namoro Tinder varreu o país nos últimos 6 anos e, para alguns, está criando um novo tipo de dependência. Tinderite! Não, na verdade não é chamado assim, mas é o meu nome. Ele se tornou o aplicativo de estilo de vida mais baixado na Apple App Store nos últimos dois anos. Alguns dizem que o Tinder é a causa de uma espécie de Apocalipse de Namoro.

Com o sexo tão prontamente disponível, as doenças sexualmente transmissíveis têm aumentado constantemente desde que o aplicativo ganhou popularidade também de acordo com o CDC. Tinder certamente tem um lado ruim. Muitos casamentos e relacionamentos terminaram porque alguém encontrou alguém no Tinder que não deveria estar lá. Eu testemunhei isso em primeira mão no início do ano passado. Ele era casado e estava no Tinder. Eu a encontrei no Facebook e disse a ela. Ela nem se importou! A resposta dela? Sim, por favor, ore por ele enquanto ele se recupera do vício em heroína. Chocante. Desde quando as drogas são uma desculpa para trapacear? Algumas pessoas ficam em casamento por dinheiro. Vou deixar assim. Não é TODO mal, no entanto.

Psicóloga em Nova Iguaçu, Psicologa de Nova Iguaçu, Consultas com Mulheres em Nova Iguaçu, Consultas com Família em Nova Iguaçu

Eu usei esse aplicativo de vez em quando e conheci alguns caras decentemente legais. Uma das minhas melhores amigas do mundo, conheci Tinder. Nos conhecemos há três anos e ainda somos amigos até hoje. Acabamos sendo incompatíveis com o namoro, mas fizemos grandes amigos. Ele me ajudou a me mudar, me comprou mantimentos uma vez e até cuidou de mim uma vez para que eu pudesse sair com alguém. Oh A ironia! Eu sei que ele me protegeria se eu estivesse em crise, mas não estamos apaixonados. E NÃO, não somos esse tipo estranho de amizade que ocasionalmente acontece. Estavam. Somente. Amigos.

Mas, em última análise, nunca encontrei alguém que amei no Tinder, isso não quer dizer que alguém não possa. Eu namorei um cara por seis meses, mas ele era um festeiro crônico e chefe de cocaína. Eventualmente, eu simplesmente não aguentava mais. Eu não o via no meu futuro ou como um modelo positivo para minha filha. Isso acontece para alguns no entanto. Conheço pessoas que se casaram por terem se encontrado no Tinder! É uma loucura pensar que um aplicativo pode trazer a alguém o cônjuge.

Mas para a maioria das pessoas, especialmente as mais jovens. Digamos do começo aos meados dos anos vinte, o aplicativo está realmente representando uma ameaça real ao seu desenvolvimento social e psicológico. Assim como outras plataformas de mídia social, o mesmo problema persiste. O veneno da satisfação imidiada. Condiciona seu cérebro a ser impaciente. Ser impaciente é perigoso para a sua vida diária. Ele sangra em outras áreas da sua vida. Coisas como: acender luzes vermelhas, apressar seus filhos, ser ágil com colegas de trabalho, jogar lição de casa ou papéis juntos ao acaso e tirar uma nota ruim etc. Você entendeu a idéia. Quando você começa a treinar seu cérebro para obter prazer imediato, o que, nesse caso, seria “uma partida” ou uma data do tinder, você está treinando simultaneamente seu cérebro para esperar o mesmo tipo de recompensa em outras áreas com a mesma rapidez.

Psicóloga em Nova Iguaçu, Psicologa de Nova Iguaçu, Consultas com Mulheres em Nova Iguaçu, Consultas com Família em Nova Iguaçu

A psicóloga social Jeanette Purvis, que obteve seu doutorado em psicologia na Universidade do Havaí, escreveu sua dissertação sobre conflito sexual em Tinder.

“Analisei centenas de pesquisas, entrevistas e postagens na internet de usuários do Tinder, descrevendo suas experiências com o aplicativo. Meus resultados preliminares sugerem que os usuários do Tinder realmente têm resultados diferentes daqueles que usam sites de namoro on-line ou não usam nenhuma tecnologia de namoro. Em termos de condicionamento psicológico, a interface do Tinder é perfeitamente construída para incentivar esse golpe rápido. Como os usuários não sabem qual furto trará a “recompensa” de uma correspondência, o Tinder usa uma programação de recompensa de proporção variável, o que significa que possíveis correspondências serão dispersas aleatoriamente. É o mesmo sistema de recompensa usado em máquinas caça-níqueis, videogames e até mesmo em experimentos com animais em que os pesquisadores treinam pombos para bicar continuamente uma luz na parede. ”

Nosso cérebro está preparado para buscar prazer e evitar a dor. Tinder alimenta esse vício com eficácia brutal. É por isso que é tão viciante. É fácil e imediato alimentar o ego.

E daí? Isso é realmente um grande negócio? Você pode estar perguntando.

Bem, para alguns, sim. Absolutamente. Porque algumas pessoas exageram e se viciam a ponto de outras áreas de sua vida serem drasticamente negligenciadas. Muito parecido com o vício.

Purvis explica ainda: “Em um estudo sobre o cérebro de viciados em drogas, os pesquisadores descobriram que a expectativa do medicamento causou mais liberação do neurotransmissor dopamina do que o próprio remédio. Da mesma forma, para aqueles que esperam que o próximo golpe no Tinder leve à recompensa, o golpe em série pode começar a parecer e se parecer muito com o vício. ”

Psicóloga em Nova Iguaçu, Psicologa de Nova Iguaçu, Consultas com Mulheres em Nova Iguaçu, Consultas com Família em Nova Iguaçu

Você está treinando seu cérebro para esperar uma recompensa imediata passando com Tinder. Você não pensa sobre isso porque acontece inconscientemente. É um atalho cognitivo. Eles estão por perto? Eles estão disponíveis? Quente? A idade que eu gosto? Swipe-match-recompensa. Isso pode se transformar em um problema porque, como a maioria dos vícios, está consumindo seu tempo. Isso me faz estremecer quando vejo mães solteiras ignorando seus filhos, porque eles estão ocupados demais SWIPING. Sim, isso não está bem. Seu bebê quer sua atenção, mas você está muito ocupado conversando com alguns rando que podem ou não estar apenas tentando entrar em suas calças. As crianças crescem rápido. O tempo é o bem mais valioso que todos nós temos.

Tempo que você deve gastar trabalhando, dirigindo, conversando com um amigo … Muita coisa pode evoluir para um vício, mesmo que seja algo saudável como fazer Crossfit. Papai não está em casa para jantar pelo sexto dia desta semana … Crossfit é mais importante. É saudável para o corpo, mas não para o papel de pai. Não para a família dele. Sexo é ótimo. Mas existem coisas como viciados em sexo. Quando isso prejudica o seu dia-a-dia, é um vício.

Quando isso impede você de fazer as coisas que você precisa, é um vício. Quando isso faz você começar a mentir, é definitivamente um vício. Esse último é provavelmente o maior indicador de que você é vítima de vícios, já que os humanos nascem com um senso inato de certo e errado, e todos sabemos que é errado mentir. É por isso que temos consciência para nos guiar e nos envergonhar quando fazemos algo errado. A culpa nem sempre é uma coisa ruim. É um indicador para você que algo está errado.

Em conclusão, continue passando se você tiver autocontrole e tiver uma mente sólida. Se você pode impedir que isso se torne um trapaceiro e negligencie outras áreas importantes da sua vida, então, por todos os meios, desfrute. Mas, mesmo que esse seja o caso, você ainda poderá se enfraquecer com o tempo. Se, no entanto, você é o tipo de pessoa com baixa auto-estima, muito tempo em suas mãos ou tem uma necessidade constante de aprovação e validação, recomendo que fique longe do Tinder. Porque você é a presa principal do vício do Tinder. Porque o Tinder pode atender temporariamente a todas essas necessidades em você. Temporariamente. E, como expliquei acima, esse tipo de gratificação instantânea pode ser prejudicial para sua vida e para os outros. Tinder cautelosamente.